2023/02/22

Google anuncia avanço nos computadores quânticos

A Google diz ter conseguido superar mais uma dificuldade nos computador quânticos, que permitirá a criação de sistemas mais poderosos.

Os computadores quânticos podem ainda não ter proporcionado os avanços "milagrosos" que teoricamente possibilitarão, mas agora dá-se mais um passo nesse sentido. Um dos grandes problemas nos computadores quânticos é o nível de erros a que os qubits estão sujeitos, conseguindo apenas manter o estado por pequenos instantes. Esses erros também se multiplicam de forma exponencial à medida que se aumenta o número de qubits, o que tem dificultado a criação de computadores quânticos de maior capacidade e que ofereçam capacidades de uso prático efectivo.

Agora, a Google diz ter desenvolvido uma forma de reduzir essa taxa de erros ao distribuir um estado por múltiplos qubits, e embora essa redução seja de apenas 4%, parece que é um valor que possibilita o aumento do número de qubits sem que a taxa de erros aumente exponencialmente. Ou seja, abre as portas para a criação de sistemas com mais qubits que sejam funcionais.

Ainda assim, e depois de algumas polémicas no passado relativamente às capacidades (disputadas) dos sistemas quânticos, a Google opta por uma abordagem mais modesta, dizendo que este é apenas mais um passo de muitos desafios que ainda terão que ser superados até que se tenha um computador quântico comercialmente viável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)