2023/02/27

Honor revela bateria silicon-carbon

A Honor revelou uma nova tecnologia de baterias, silicon-carbon, com maior densidade energética.

As baterias silicon-carbon prometem uma densidade energética 12.8% superior à das baterias utilizadas actualmente. Com esta tecnologia, um smartphone como o Honor Magic5 Pro que tem uma bateria de lítio convencional com capacidade de 5100 mAh, poderia ter uma bateria de 5450 mAh se utilizasse uma destas novas baterias.

Parte do seu segredo está na sua capacidade de melhor aproveitar os níveis de carga reduzidos. Quando uma bateria tradicional baixa para os 3.5 V já não tem grande capacidade de fornecer energia adequadamente, mas esta bateria consegue ter carga 240% superior nessas condições.
Curiosamente, enquanto o modelo ocidental do Honor Magic5 Pro parece vir equipado com uma bateria de 5100 mAh, a versão chinesa parece já estar a usar estas baterias de 5450 mAh. Não se sabendo se a diferença se deve à falta de certificação para lançar as baterias globalmente, ou se haverá constrangimento na sua produção, ficando toda a produção dedicada ao mercado de origem.

Também não foi referido qual o impacto que esta tecnologia de bateria tem a nível de longevidade nos ciclos de carga, ou na velocidade de carregamento. Mas, se realmente for "só vantagens", depressa haverá outros fabricantes a querer adoptá-las.

1 comentário: