2023/02/04

Oferta do Microsoft 365 bloqueia Windows 10 se não se pagar

Quem instalar um Windows 10 arrisca-se a passar por uma péssima experiência, em que uma oferta do Microsoft 365 impede o utilizador de continuar até aceitar pagar.

O processo de instalação do Windows tem ficado cada vez mais intrusivo ao longo dos anos, ao ponto de obrigar a diversas tácticas para se conseguir escapar à obrigatoriedade de criação de uma conta Microsoft, por exemplo. Mas desta vez o caso vai ainda mais longe.

Durante o processo de instalação os utilizadores verão o acesso a uma oferta gratuita do Microsoft 365 (o antigo Office 365), mas que como na maioria das ofertas "gratuitas", exige que o utilizador introduza um método de pagamento para a fase seguinte. E o pior é que, neste momento, não existe qualquer forma para dizer que não se quer a oferta e se quer passar à frente. As opções dadas são a de "Try for free" e "No, thanks", mas quando se carrega nesta última vai-se na mesma para o ecrã que pede os dados de pagamento para iniciar o período de teste!
Os utilizadores têm a opção de avançar com o processo e logo de seguida cancelar a autorização de pagamento, mas é uma táctica seriamente duvidosa e que pode ser equiparada a extorsão.

Curiosamente, parece que uma das formas de escapar a este "bug" é o mesmo que é recomendado para se poder utilizar uma conta offline: desligar a ligação à internet durante a instalação do Windows.

Nesta altura a Microsoft ainda não se pronunciou sobre este erro, nem quando é que a situação será corrigida.

1 comentário: