Os recentes sistemas de geração de imagens estão a ser usados por investigadores para materializar as imagens que temos no cérebro.
Há décadas que temos pessoas que tentam ler os pensamentos, ou a transformá-los em imagens, e ferramentas como o Stable Diffusion vieram agora dar uma ajuda nesse campo (PDF link) possibilitando mostrar imagens que melhor coincidem com aquilo que uma pessoa está a pensar.
Antes de mais, importa referir que ainda estamos muito longe de ter um computador a mostrar num ecrã aquilo que se pensa, já que o sistema apenas está a criar a imagem com base numa selecção de imagens que foi apresentada às pessoas - o que mesmo assim continua a ser bastante impressionante.okay so AI can literally read our minds now.
— Siqi Chen (@blader) March 3, 2023
a team from osaka was able to reconstruct visual images from mri scan data using stable diffusion.
first row is the image presented to the test subject, second row is the reconstructed image from mri data.
wild. pic.twitter.com/AvTakwQinb
Começa a não ser "ficção científica" que, um destes dias, se tenha a capacidade de gravar sonhos para vídeo, o que seguramente iria originar toda uma nova geração de "streamers"; e que provavelmente também iria resultar em utilizações abusivas, de alguém poder ser acusado por alguma coisa que pudesse ter pensado ou sonhado.
Eis o início do Relatório Minoritário em conjunto com Skynet em plena fase de arranque...
ResponderEliminar🤔🤔
Mas será que o treino feito para criar uma imagem com uma pessoa também é valido para criar imegens com outra pessoa? (ou seja, será que as zonas do cerebro onde são criadas a imagem são exatamente as mesmas (e com as mesmas relações de proximidade com as zonas em volta) de pessoa para pessoa?
ResponderEliminarTudo aponta nesse sentido.
EliminarSim, o estudo indica isso, embora com aquelas variações de resultados de pessoa para pessoa.
Eliminar