2023/03/01

Bluesky chega ao iOS - mas só por convite

A app Bluesky, alternativa descentralizada do Twitter, já chegou à App Store.

Chegando numa altura crítica, em que o Twitter continua a ser constantemente criticado devido à gestão de Elon Musk - que já fez com que muitos utilizadores se mudassem para plataformas alternativas, como o Mastodon - o Bluesky apresenta-se como mais uma opção a ter em conta.

A curiosidade deste Bluesky é de ter nascido no Twitter, na altura ainda sob gestão de Jack Dorsey, que pretendia fazer com que o "Twitter ideal" não fosse uma app pertencente a uma empresa, mas sim um protocolo aberto a todos os que o quisessem utilizar. Algo que no Bluesky é atingido pela utilização do seu "Authenticated Transfer Protocol" (AT). Um protocolo que assegura que nenhuma empresa, por si só, possa decidir o que se pode ter / não ter na plataforma.

Funcionalmente, o que temos é algo em tudo idêntico ao Twitter, com possibilidade de seguir outros utilizadores e publicar "tweets". A grande questão é que chega no meio de um coro de críticas, que dizem que o ActivityPub, o standard W3C já utilizado pelo Mastodon, já cumpre essa função.

Por agora o Blusky está diponível apenas na App Store, mas necessitando de um convite para se poder ter acesso.


Actualização: também já está disponível para Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)