2023/03/20

CapCut da ByteDance supera downloads do TikTok

A app de edição de vídeo CapCut está a conseguir roubar protagonismo ao TikTok.

Se o TikTok dispensa apresentações, poucos serão os que conhecem a app CapCut, também da ByteDance, e que permite a edição de vídeos e aplicação de efeitos. Ainda assim, a app está a conseguir conquistar fãs, e conta já com mais de 400 milhões de downloads feitos em 2022 e mais de 200 milhões de utilizadores mensais. Nas últimas semanas até conseguiu ultrapassar os downloads do TikTok, em parte devido à disponibilização de efeitos de nível profissional, como o 3D Zoom, que faz um efeito animado de zoom que permite destacar o elemento do background.

A app ganha visibilidade acrescida também devido ao facto de inúmeros países expressarem preocupações quanto ao facto do TikTok ser uma app "chinesa", que já levou à proibição da sua utilização em smartphones de funcionários governamentais em diversos países, demonstrando que continuam a existir outras apps que mantêm a capacidade de poder recolher dados.
Numa app de edição de vídeo, fica desde logo automaticamente justificada a necessidade de acesso a vídeos e fotos, e se houver interesse em recolher essa informação, poderá dizer-se que seria a "camuflagem perfeita" para o fazer. Não que fosse um caso único. No passado já vimos serviços a oferecerem coisas como espaço gratuito para backups na cloud, que facilmente levam milhares ou milhões de pessoas a enviarem coisas para lá sem grandes perguntas, mesmo que não seja dada qualquer garantia quanto ao tipo de uso que poderá ser dado às coisas enviadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)