2023/03/17

Google diz adeus aos óculos Glass

A Google termina o suporte para os óculos Glass Enterprise Edition em Setembro deste ano.

Em contra-ciclo com as apostas mais recentes nos óculos de realidade aumentada - nomeadamente com a possibilidade da Apple apresentar os seus óculos a qualquer momento - a Google diz adeus a um dos seus projectos mais ambiciosos, que não correu da forma que esperava.

A Google apresentou os óculos Google Glass originais em 2013, com grande pompa e circunstância, prometendo ser o futuro da interacção entre humanos e máquinas. No entanto, além de todas as limitações técnicas (no fundo era apenas um pequeno ecrã colocado à frente de um dos olhos, ocupando uma reduzida área do campo de visão) e da sua autonomia reduzida, acabou por gerar polémica pelo facto de ter uma câmara, que se receava que pudesse ser utilizada para captar imagens de forma inapropriada. Depois de várias promessas, nunca cumpridas, de que estava mesmo interessada em fazer chegar o Glass aos consumidores, a Google acabou por direccionar o Glass para uso empresarial, coisa que fica com os dias contados com o fim do suporte em Setembro.

Isto não marca o fim do interesse da Google nesta classe de produtos. Depois de ter investido fortemente no Magic Leap, que infelizmente também se veio a revelar uma grande desilusão, há rumores de que a Google também trabalha nuns óculos de Realidade Aumentada mais modernos, sob a designação Project Iris. Veremos que tal o mercado reage a esta nova geração de óculos, e se desta vez não acha tão estranho que as pessoas comecem a andar com óculos cheios de câmaras em todo o lado.

1 comentário: