2023/03/21

Google marca apps da Pinduoduo como malware

A Google marcou as apps de uma popular loja chinesa - Pinduoduo - como sendo malware.

A Pinduoduo é uma loja online chinesa que já conta com cerca de 800 milhões de utilizadores, mas as suas apps têm gerado alguma polémica. Nas últimas semanas, diversos investigadores de segurança chineses acusaram a empresa de ter incluído malware nas suas apps Android para monitorizar os utilizadores, e a Google parece ter confirmado essas suspeitas, adicionando várias das suas apps à lista de apps bloqueadas nos Android.

De notar que, como todas as demais apps Android na China, estas apps não estão disponíveis via Google Play Store (a China não permite os produtos e serviços Google no território) mas sim através de download directo ou de app stores alternativas. Se estas apps estivessem na Play Store, seriam bloqueadas. Não sendo o caso, a Google está a recorrer ao serviço Google Play Protect para detectar as apps e alertar os utilizadores.
Os utilizadores que tentarem fazer download da app verão um alerta que indica que a app é maliciosa, e quem já as tiver instalado verá um alerta que recomenda a sua desinstalação imediata.

A empresa já respondeu a esta acção dizendo que são acusações infundadas de um "investigador anónimo" e que a Google também não forneceu detalhes sobre que funcionalidades da app foram consideradas maliciosas. Diz também que não percebe porque motivo as notícias se têm centrado nas suas apps quando a Google adicionou muitas outras apps à lista de apps maliciosas. Talvez pelas outras apps não serem de uma empresa que tenha quase mil milhões de cliente?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)