2023/03/19

Monitor dual-LCD vs OLED

Pode um monitor LCD competir com um OLED a nível de contraste, se adicionarmos um segundo painel LCD só para esse efeito?

Um monitor LCD convencional não pode competir com um ecrã OLED a nível de contraste. E há um teste rápido e eficaz que demonstra isso imediatamente: colocar uma imagem completamente preta em ecrã completo, numa sala completamente às escuras. Enquanto num ecrã OLED o ecrã ficará completamente "invisível", num monitor LCD será possível ver-se o monitor iluminado, apesar do seu esforço por apresentar um ecrã totalmente preto.

Muito tem sido feito para tentar minimizar este problema, nomeadamente através da aplicação do local dimming, que consiste na criação de zonas de iluminação independentes, mas outra opção que já foi explorada por algumas marcas recorre à utilização de um segundo painel LCD, sobreposto ao painel LCD principal, apenas com o objectivo de melhor bloquear a luz para cada pixel. E, no vídeo que se segue, é precisamente isso que é posto à prova, num monitor dual-LCD feito em estilo faça-você-mesmo.


Além do problema do alinhamento e distanciamento dos painéis, que causa alguns efeitos indesejados (mas suportáveis), o maior problema acaba mesmo por ser o consumo. O sistema de backlight tem que ser imensamente reforçado para fornecer luz suficiente para atravessar dois painéis LCD em vez de um. E neste caso em concreto, só essa iluminação já consome cerca de 250 W!

2 comentários:

  1. Fico com a sensação que os fabricantes podiam ter feito uma coiisa destas há algum tempo, pois o problema maior neste fabrico artesanal é a polarização que usam nos LCD's que obriga a meter uma camada adicional de papel vegetal e reduz a luminosidade e a definição do LCD que está por trás..

    ResponderEliminar
  2. Sou seguidor desse Youtuber e o homem é genial...

    ResponderEliminar