2023/03/18

Relógio LED Matrix com Raspberry PI Pico

Este projecto utiliza um painel LED RGB 64x32 para recriar o efeito "Matrix" popularizado pelo filme.

Ideal tanto para os fãs dos LEDs, como para os fãs do filme, como ainda para quem apenas procurem um relógio original que também sirva como peça de iluminação decorativa, eis um projecto que recorre a um compacto e económico Raspberry PI Pico e um painel LED de 64x32 para atingir esse objectivo.

O 64x32 LED Matrix Clock também acaba por ser um projecto relativamente acessível para quem se está a iniciar neste mundo, e com a vantagem adicional de poder ser facilmente adaptado e transformado em inúmeros outros projectos. Se neste caso temos um relógio capaz de apresentar uma série de diferentes efeitos visuais em diferentes estilos, não será complicado fazer com que exiba qualquer outro tipo de informação, ou até usar o mesmo hardware para o criar uma máquina de jogos estilo Pong.


De referir que o impacto visual deste tipo de projectos é muito mais marcante quando visto ao vivo, já que as câmaras e ecrãs não têm capacidade para reproduzir toda a gama de cores dos LEDs, nem mostrar a sua fluidez de funcionamento - que neste caso é de cerca de 200 fps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)