Um modelo de teste de um módulo insuflável da Sierra Space teve um desfecho explosivo.
A Sierra Space tem uma proposta curiosa de módulos habitáveis para a exploração espacial, que tenta combinar um volume reduzido durante o lançamento e um volume expandido quando em operação no espaço: a utilização de módulos insufláveis que se podem expandir como um balão.
Desta vez o resultado foi explosivo mas de forma propositada, já que se tratava de mais um teste de resistência que pretendia validar os limites do módulo - neste caso num modelo em escala reduzida - e cujos resultados estiveram de acordo com o esperado. O modelo passou meses insuflado com pressão muito superior à normal, e foi posteriormente submetido a pressão acrescida para avaliar o ponto de resistência máxima. Foi o quarto teste "explosivo" realizado, com o próximo passo a ser os testes em modelos à escala real.
Estes testes indicam que o módulo final conseguirá manter-se pressurizado por mais de 60 anos, mais de quatro vezes o seu tempo recomendado de vida no espaço de 15 anos.
Actualmente, existe um módulo insuflável na ISS construído pela Bigelow Space e que tem estado em testes desde 2016, para avaliar a sua resistência à radiação solar e ao vácuo do espaço.
2023/03/25
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)