2023/03/01

VW prepara app store para os automóveis

A VW vai criar uma app store para os automóveis, que será comum aos modelos da Volkswagen, Audi, Porsche e outras marcas do grupo.

Apesar do desejo da Google e Apple dos fabricantes automóveis adoptarem as suas plataformas, e da maioria dos utilizadores apenas querer uma forma de apresentar as apps dos seus smartphones no ecrã dos seus automóveis, a VW acha que se justifica criar a sua própria app store.

É uma medida que infelizmente não é inesperada, e que se torna atractiva para aquele que é um dos maiores fabricantes a nível mundial. Tal como a Apple e Google lucram bastante com as comissões das respectivas app stores, também a VW se sentirá inevitavelmente atraída para esse modelo de negócio. A VW promete, para a fase de arranque, apps de todos os tipos, incluindo o TikTok (veremos se com funcionamento limitado a quando o carro está estacionário).
A app store da VW começará a ser disponibilizada este Verão, em carros como o A4, A5, Q5, A6, A7, A8, Q8 E-tron, e E-tron GT. No futuro será expandida a mais modelos, até a modelos da Porsche, Lamborghini, e Bentley.

Sinceramente, espero que se torne num grande fiasco. Actualmente já temos a grande chatice de quem quer mudar entre iOS e Android, a última coisa que precisamos é que isso também se aplique aos automóveis, e onde a troca de carro signifique deixar para trás as apps compradas no carro anterior. E isto sem se esquecer que, ao contrário dos smartphones, que se vão trocando a cada dois, três ou quatro anos, veremos que tal será o suporte destas app stores automóveis para os carros quando começarem a ter cinco ou mais anos de idade.

1 comentário:

  1. Só faltava esta. a VW quer tornar-se na "Apple" (ou, vá lá, "Amazon") dos carros...
    💩

    ResponderEliminar