2023/03/22

WhatsApp com moderação dos convites para grupos e comunidades

O WhatsApp passa a contar com aprovação para novos membros de um grupo, e facilita a descoberta de grupos em comum com amigos.

Há muito que o WhatsApp permite a conversa entre grupos de amigos, mas o sistema que é adequado para uma dezena de pessoas conhecidas começa a revelar lacunas quando se deseja gerir grupos com centenas de pessoas. Depois de ter permitido a criação de grupos com até 5000 pessoas, e sub-grupos, o WhatsApp avança agora com novas funcionalidades que facilitam a gestão destes grupos de maiores dimensões.

A primeira vai permitir a moderação da entrada de novas pessoas num grupo ou comunidade a partir de um link de convite. Actualmente, qualquer pessoa que tenha um link de convite pode entrar um grupo, e apesar de se pedir que exista cuidado na partilha do mesmo, é inevitável que o link possa acabar por ser partilhado com pessoas que não deveriam estar no grupo.

A segunda vai permitir ver os grupos em comum com os contactos existentes. Ao seleccionar um contacto poderemos ver que grupos contam com a participação de ambos. É algo que facilitará a descoberta de grupos que se visita pouco frequentemente mas que sabemos onde está uma determinada pessoa; e também ajudará a identificar casos em que certas pessoas possam estar em falta num grupo (por exemplo, num grupo de pais de uma turma).

Estas novidades começarão a chegar aos utilizadores de forma faseada ao longo das próximas semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)