2023/03/10

Word adere ao Ctrl + Shift + V

O MS Word passa a adoptar o Ctrl + Shift + V como atalho para copiar texto sem formatação.

Neste mundo de texto normalmente formatado e com diferentes estilos, o acto de copiar e colar raramente funciona como se deseja, já que por norma a operação de copiar e colar também aplica os estilos e formato usado no texto que foi copiado. Isto quase sempre resulta na necessidade acrescida de limpar a formatação no programa em que se colou o texto - ou recorrer ao paste sem formatação.

Essa acção de colar o texto simples sem formatação é conseguida quase sempre através do atalho Ctrl + Shift + V, um pouco mais complicado que o Ctrl + V tradicional, mas que se popularizou de tal modo que até a MS optou por o adoptar para o seu MS Word.


Esta medida obriga a reorganizar alguns dos atalhos do Word, já que esta combinação era anteriormente utilizada para o Paste Format Painter. Agora o Copy Format Painter e Paste Format Painter passam a estar nos atalhos Ctrl + Alt + C e Ctrl + Alt + V, e o Paste Special, que estava no Ctrl + Alt + V, passa para um mais obtuso Alt + H + V + S.

A MS também está a disponibilizar o paste plain text como opção de sistema, através dos PowerToys, com o atalho Ctrl + Win + Alt + V.

A medida poderá obrigar a alguns reajustes por parte dos utilizadores Word, mas é um mal necessário para que o Word fique alinhado pelo "standard" de utilizar o Ctrl + Shift + V como atalho para copiar texto sem formatação, e onde o Word era a excepção à regra.

1 comentário:

  1. " MS Word passa a adoptar o Ctrl + Shift + V como atalho para copiar texto sem formatação." - é mesmo copiar? Ou era colar texto? De qualquer forma ainda bem que o fizeram!

    ResponderEliminar