2023/03/13

WordPress compra plugin ActivityPub

A Automattic, dona do WordPress.com, comprou o plugin ActivityPub for WordPress e contratou o seu developer.

Os utilizadores do WordPress.com passam a ter uma forma mais fácil e "oficial" de partilhar os seus conteúdos com o chamado Fediverse, que inclui plataformas como o Mastodon, HubZilla, SocialHome, Pixelfed e muitos outros. Com a compra do plugin ActivityPub for WordPress e, não menos importante, a contratação do seu developer, o WordPress fica numa posição privilegiada para quem quiser tirar partido desse protocolo que alimenta estas redes sociais (semi) descentralizadas.

O Fediverse tem ganho visibilidade acrescida desde que Elon Musk comprou o Twitter e levou à saída de muitos utilizadores, com o Mastodon a assumir a posição de porto de abrigo para esses refugiados digitais. Através do ActivityPub, todos estes sites podem partilhar as publicações e respostas a comentários, sem que se fique preso a uma plataforma ou serviço individual.
É sempre positivo quando se vê grandes empresas promoverem protocolos abertos que promovem serviços descentralizados, e que chega em boa altura depois de nos últimos anos muitas delas terem recuado em coisas como o suporte de feeds RSS, e apostando em fechar os seus utilizadores e visitantes nas respectivas plataformas. Veja-se como, hoje em dia, em muitos casos já é preciso ter conta e fazer login mesmo que seja apenas para ver algo que foi publicado para todos em plataformas como o Facebook ou Instagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)