2023/04/10

AirPods com simulação acústica do ambiente

A Apple tem uma patente que revela novas capacidades sonoras para os AirPods, de modo a simularem as condições acústicas do ambiente em que se estiver.

O sistema utilizará os microfones já existentes nos AirPods para analisar a acústica do local, podendo replicar essas condições de forma digital nos conteúdos que se estiverem a ouvir. É algo que funcionará de forma complementar ao cancelamento de ruído, e que provavelmente visa tornar o modo de "transparência sonora" - que deixa ouvir os sons exteriores - numa experiência mais natural, em que o som melhor se enquadre com o local onde estamos.
Isto poderá fazer algumas pessoas recordarem-se do tempo em que os fabricantes começaram a adicionar DSPs (Digital Signal Processors) nos leitores de CDs de música, e a oferecer diferentes efeitos sonoros que - na sua maioria, apenas serviam para mostrar aos amigos - fazendo com que a música parecesse estar a tocada em diversos ambientes, como estádios, salas de concerto, igrejas, ou até mesmo numa casa de banho.

Resta esperar que, desta vez, a sua aplicação tenha utilidade prática mais efectiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)