2023/04/08

Avião aterra em 3 metros

Há aviões e pilotos que conseguem fazer coisas incríveis, como fazer uma aterragem em apenas 3 metros.

Estamos habituados a que os aviões necessitem de pistas longas, com centenas de metros, para aterrarem e descolarem em segurança. No entanto, quando passamos dos aviões comerciais com centenas de passageiros para as classes ultra-leve, as coisas tornam-se bastante mais interessantes. Há aviões que não só conseguem descolar em poucas dezenas de metros, como aterrarem em apenas três metros!


Na verdade, há competições destes aviões STOL (Short Take-Off and Landing), onde estas habilidades são postas à prova, medindo-se o espaço que necessitam para levantar voo e para aterrarem. No seguinte vídeo vemos uma aterragem a ser feita em 3.6 metros. Mas, para que não se sintam enganados, este mesmo senhor é o detentor do recorde do mundo, tendo conseguido aterrar em apenas 2.9 metros no vídeo seguinte.




Suspeito que este tipo de coisa não seja tão popular deste lado do Atlântico devido à legislação que não permite que sejam feitas modificações ou experiências com aeronaves pessoais, como acontece nos EUA, onde qualquer pessoa pode literalmente construir o seu próprio avião numa garagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)