2023/04/26

BMW i5 terá ultrapassagem confirmada por olhar

A BMW está na fase final de testes do BMW i5, que contará com um sistema ainda mais simples de validação de ultrapassagens autónomas, com o olhar.

Nesta fase, o muito aguardado BMW i5, que expandirá a gama eléctrica da BMW para um dos segmentos em que tem maior presença, está a testar o sistema de suspensão activa, que virá de série no BMW i5 M60 xDrive e será opcional no BMW i5 eDrive40. Por muitas vantagens que tenha, e que garantidamente contribuirão para a segurança e conforto dos ocupantes, só peca por surgir depois do impressionante sistema demonstrado no Yangwang U9, que até permite que o carro salte.

Mas, temos mais novidades para além da suspensão. Com o sistema Driving Assistant Professional activado, o BMW i5 poderá lidar com ultrapassagens feitas de forma automática. A novidade é que, em vez de precisar de uma confirmação da manobra com um toque no volante ou na haste dos piscas, bastará ao condutor olhar para o espelho retrovisor lateral para que isso sirva de confirmação, com o resto da manobra a ser feita inteiramente pelo carro. Um processo que fica disponível a velocidades de até 130 km/h.

Tendo em conta o historial recente da BMW, veremos se isto é algo que será disponibilizado de uma só vez, ou se ficará associado a uma opção de subscrição - já que, um destes dias, só falta começarem a cobrar por manobra para este tipo de opções.

1 comentário: