2023/04/12

Databricks lança Dolly 2.0 - um ChatGPT open-source

A Databricks quer facilitar o uso à tecnologia AI e disponibiliza o seu modelo LLM Dolly 2.0 - com capacidades idênticas ao ChatGPT - em open-source e para uso comercial.

Neste momento assistimos a uma verdadeira guerra de sistemas de inteligência artificial, que têm como grande entrave o facto de necessitarem de imensos recursos que automaticamente dão vantagem às grandes empresas, como Microsoft, Google, Meta, etc. ou que lhes estejam associadas, como a OpenAI que já assegurou 10 mil milhões de dólares por parte da MS. A Databricks que superar esse entrave, com um modelo LLM (Large Language Model) open-source e livre de limitações.

O novo Dolly 2.0 é um modelo open-source que foi treinado com dados de origem pública, esquivando-se à questão problemática de uso de dados sujeitos a direitos de autor, e também evitando o novo problema de usar dados gerados por uma AI para treinar outra AI.

Embora os resultados não estejam ao nível de um ChatGPT ou GPT-4, tornam possível a utilização em todo o tipo de projectos, incluindo projectos comerciais, sem preocupação com o pagamento de licenças. E dá acesso ao mesmo tipo de interacção que se tem com o ChatGPT e muitas das suas capacidades, como responder a perguntas, fazer sugestões, resumir textos, e muito mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)