2023/04/02

GM abandona CarPlay e muda para Android Auto

A GM vai abandonar o CarPlay da Apple nos seus automóveis, optando pelo Android Auto da Google pelos piores motivos.

Os fabricantes automóveis têm olhado com grande inveja para o lucro fácil das comissões das app stores para tentarem replicar o modelo de negócio nos seus automóveis, e a GM junta-se ao grupo.

A GM tem oferecido o sistema CarPlay nos seus veículos, mas para as seus próximos carros eléctricos diz que irá usar exclusivamente o Android Auto da Google, que oferecerá serviços como o Google Maps e Google Assistant durante alguns anos, mas posteriormente obrigando a uma subscrição para ser mantido.

Embora seja compreensível que os fabricantes queiram associar uma subscrição aos seus carros (e muitos já o fazem para disponibilizarem os serviços conectados), tentar ditar a plataforma que os utilizadores poderão usar acaba por ser bastante arriscado. Tal como muitos utilizadores iPhone nem sequer considerariam comprar um smartphone Android, e vice-versa, há cada vez maior número de pessoas que nem sequer considerará comprar um automóvel se não vier com o sistema (CarPlay ou Android Auto) adequado à sua preferência - na verdade, é algo que já afasta muitos potenciais clientes dos Tesla, que se tem recusado a adicionar qualquer uma das plataformas aos seus veículos apesar dos pedidos dos mesmos.

Enquanto isso, a Apple também tem promovido uma nova geração do CarPlay, que pode tomar conta de todo o sistema de informação do carro, incluindo os mostradores do painel de instrumentos; enquanto outras empresas até já recorrem a sistemas avançados com Unreal Engine, como a Rivian.

1 comentário:

  1. "optando pelo CarPlay da Google pelos piores motivos"

    N\ao deveria ser "Android Auto?

    ResponderEliminar