2023/04/05

Google Now Launcher deixa de funcionar este mês

O launcher utilizado pela Google no Nexus 5 deixará de funcionar este mês (Abril de 2023), revertendo para o launcher default do sistema.

O Google Now Launcher surgiu numa altura em que a Google promovia o seu Google Now e os seus cartões informativos sugeridos mas, depois passando a apostar no Pixel Launcher com a transição da gama Nexus para a gama Pixel. E agora, passados 10 anos, vai encerrá-lo definitivamente, ao ponto de nem ser possível continuar a utilizá-lo sem actualizações.

Quem ainda estiver a utilizar este launcher receberá uma mensagem que indica que o Google Now Launcher deixará de funcionar este mês, passando para o launcher do sistema.
Uma vez que este launcher era, na realidade, implementado na Google app, há a possibilidade de se poder mantê-lo se se mantiverem na Google app actual e não fizerem as actualizações futuras. Mas, no caso de estarem nessa situação, o mais recomendável será mesmo procurarem um launcher alternativo que permita replicar uma interface e funcionamento idêntico, de modo a manterem as coisas o mais actuais possíveis.

Foi pena que, ao longo dos anos, e com fases em que as recomendações do Google Now, normalmente acertadas, foram completamente distorcidas e arruinaram a experiência. Eu era utilizador diário frequente do Google Now e, por causa disso, destruiu por completo a minha rotina de utilização, sendo que agora raramente o vou espreitar (apesar de parecer ter regressado às coisas interessantes, embora me pareça apresentar coisas com atraso maior do que era habitual).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)