2023/04/18

Prime Video com Dialogue Boost para melhorar diálogos

A Amazon está a disponibilizar um novo modo Dialogue Boost, que usa inteligência artificial para aumentar o volume apenas das vozes no Prime Video.

Embora por cá a maioria das pessoas recorra à assistência das legendas, quem preferir ouvir os diálogos em séries e filmes por vezes depara-se com situações em que o diálogo pode não ser facilmente audível entre a música e barulhos que a série ou filme possam ter. Não são incomuns sistemas que tentam resolver isso, prometendo dar mais destaque aos diálogos, mas que normalmente se limitam a ser coisas como um ajuste de equalização, ou o aumento do volume da coluna central - normalmente utilizada nos diálogos. Mas agora a Amazon diz ter criado um novo sistema, mais eficaz, para o Prime Video.

O Dialogue Boost foi concebido para ser usado pelas pessoas com dificuldades auditivas que precisem de assistência para perceber os diálogos, mas poderá ser utilizado por qualquer pessoa. O sistema utiliza tecnologia AI para identificar partes do filme / série em que a voz não esteja tão destacada dos demais elementos sonoros, e aplica um aumento selectivo, apenas para o diálogo, nessas partes. E, dessa forma, evita-se a aplicação de um aumento de volume "burro" que afecte tudo o que seja reproduzido no canal central.
Os utilizadores podem escolher dois níveis de melhoria: "English Dialogue Boost: Medium" e "English Dialogue Boost: High".

Numa primeira fase, este modo de melhoria de diálogo fica disponível em diversas produções Amazon Originals, como as séries Tom Clancy's Jack Ryan, The Marvelous Mrs. Maisel, e Harlem; e filmes como The Big Sick, Beautiful Boy, e Being the Ricardos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)