2023/04/10

Raspberry Pi lança editor de código online

A Fundação Raspberry Pi disponibilizou um editor de código online, para facilitar a aprendizagem de linguagens de programação directamente a partir do browser.

Sabendo que a necessidade de instalar programas "estranhos" é muitas vezes um entrave ao primeiro passo de quem gostaria de aprender a programar, este novo Raspberry Pi Code Editor remove esse obstáculo ao permitir a sua utilização directamente no browser, e também ultrapassando a questão do sistema operativo que se utiliza.

O sistema inclui as funcionalidades básicas esperadas, com um gestor dos ficheiros do projecto, um editor do ficheiro escolhido - onde se irá programar - e uma janela com os resultados do programa. Também temos acesso a tutoriais que permitem ir aprendendo as funções básicas da linguagem, que por agora se limita a Python mas no futuro incluirá também outras opções como JavaScript, HTML e CSS.
Infelizmente, não é ainda possível integrar directamente este editor web com um Raspberry Pi físico. Mas, o objectivo é que depois de se sentirem mais confortáveis com a programação, já tenham coragem de utilizar editores locais como o Thonny, que vem pré-instalado nos Raspberry Pi, ou outros editores.

Este Raspberry Pi Code Editor também irá ser disponibilizado como open-source, para que todos os interessados possam contribuir para o tornar ainda melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)