2023/04/30

Tesla melhora travagem de emergência automática

O sistema de travagem automática (AEB - Automatic Emergency Braking) da Tesla agora passa a considerar mais casos e funcionar a velocidades mais elevadas.

Mesmo sem se entrar no reino do eternamente prometido modo de condução 100% autónomo, os sistemas de assistência à condução mais banais têm enorme potencial para salvar vidas. O AEB é o sistema que visa evitar colisões, com outros veículos e peões, aplicando os travões de forma a evitar completamente o embate, ou reduzir a velocidade de modo a reduzir os potenciais danos. Na última actualização, a Tesla expandiu a capacidade de detecção deste sistema, que agora passa a ter em consideração veículos a circular perpendicularmente, virar para uma rua onde esteja um peão a atravessar, e agora funcionando a velocidades de até 200 km/h - e também em marcha-atrás.

O seguinte vídeo, com testes da EuroNCAP, mostra como ainda há muito por fazer nestes sistemas, havendo marcas em que o sistema até parece ter como objectivo acertar em peões e veículos, dando o alerta quase depois da colisão.


Tendo em conta o impacto directo na segurança rodoviária, quase que vale a pena discutir se não se deveria ter um sistema de segurança standard que fosse o mínimo exigido para todos os veículos, e a que todos os fabricantes tivessem acesso. E, a partir daí, ficavam livres para o melhorar se assim desejassem, mas ficando desde logo minimizado que o sistema base não cometeria erros "básicos" de detecção ou actuação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)