2023/05/13

Como fazer um anel com botões de rato integrados

Este projecto mostra com se podem criar anéis com botões que actuam como sendo botões de rato, para melhorar a acessibilidade em cenários VR - mas não só.

O projecto que vos trazemos hoje mostra como, usando componentes disponíveis comercialmente, e peças impressas em 3D, se podem criar pequenos wearables para melhorar a imersão em aplicações VR, ou para efeitos de acessibilidade.

O resultado é um pequeno módulo que pode ser usado num dedo como um anel, e que actua como sendo um rato standard com quatro botões que activam as seguintes funções: botão esquerdo, botão direito, roda para cima, roda para baixo.
O cérebro do conjunto é um microcontrolador Seeed Studio XIAO nRF52840, acompanhado por uma pequena bateria LiPo de 50mAh que pode ser recarregada quando se liga o anel a um cabo USB.

O software tira partido do habitual "se já existe, não vale a pena ter trabalho", que neste caso se traduz pela utilização do software Fingers, com o objectivo de remover a necessidade de um rato tradicional quando se utiliza algo como um simulador de voo com óculos VR, permitindo que o controlo seja realizado de forma mais natural e imersiva, com os botões facilmente acessíveis de forma directa em cada mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)