2023/05/26

PowerToys Mouse Without Borders controla 4 PCs com um teclado e rato

O novo utilitário Mouse Without Borders do PowerToys permite controlar até quatro computadores a partir de um único teclado e rato.

O PowerToys 0.70, o conjunto de utilitários e ferramentas da Microsoft que permite expandir e melhorar o funcionamento do Windows, passa a contar com uma ferramenta extremamente útil para quem tem que trabalhar com múltiplos computadores em cima da secretária.

O Mouse Without Borders (literalmente, "Rato sem fronteiras", que temos que admitir que é um nome muito bem conseguido) permite controlar até quatro computadores a partir do rato e teclado do computador principal. O sistema funciona de forma idêntica à do Synergy, Barrier e ShareMouse, fazendo com que ao se arrastar o rato para a margem do ecrã, se passe automaticamente a controlar o computador ao lado. Além de se passar a controlar o rato e a poder escrever nesse computador, também é possível fazer transferências de ficheiros entre os computadores associados.
Há que referir que isto não substitui um programa de acesso remoto como o Remote Desktop, VNC ou TeamViewer ou afins. Este utilitário não permite ver remotamente o ecrã dos outros computadores, sendo destinado para quem tem fisicamente acesso aos monitores, colocado ao lado do seu monitor principal. O que faz é remover a necessidade de ter quatro teclados e quatro ratos em cima da secretária, que invariavelmente levam ao fenómeno inevitável de estar a escrever no teclado / computador errado, ou estar a tentar mover o ponteiro do rato usando o rato errado.

A transferência de ficheiros está limitada a ficheiros com menos de 100 MB, mas temos a vantagem adicional deste Mouse Without Borders também fazer a partilha de texto e imagens no clipboard entre os PCs.

3 comentários:

  1. Fica aqui a versão original do Mouse Without Borders e respetiva história. Eu já usava....
    https://www.microsoft.com/en-us/garage/wall-of-fame/mouse-without-borders/

    ResponderEliminar
  2. É dos meus utilitários favoritos há anos, fizeram bem em incorporar nos Power Toys.

    ResponderEliminar