2023/05/20

Suécia prepara primeira estrada permanente de carregamento em movimento

Depois de alguns programas piloto temporários, a Suécia vai avançar com a primeira estrada permanente com sistema de carregamento em movimento para viaturas eléctricas.

A proposta de estradas electrificadas que permitam carregar veículos em movimento tem bastantes apoiantes, sendo visto por uns como uma forma fácil de resolver vários problemas de uma vez, incluindo reduzir o custo dos veículos eléctricos, que assim necessitariam de baterias muito mais pequenas, reduzindo também o seu peso; e dispensando os tempos com os veículos parados para carregamento.

No entanto, para algo que pretende ser um projecto permanente, há várias incógnitas surpreendentes, incluindo não se saber ainda qual será o sistema de carregamento utilizado: se cabos suspensos, ao estilo dos comboios e tróleis; carris electrificados no solo; ou bobinas de indução integradas na estrada. É o tipo de coisa que se esperava que já tivesse sido avaliado e escolhido com base nos anteriores projectos piloto.

O que fica desde já definido é que esta primeira secção de estrada eléctrica ficará na E20, entre Hallsberg e Örebro, sendo uma estrada bastante utilizada por camiões, que seriam dos primeiros candidatos a tirar partido de tal sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)