2023/05/11

Totoloto sai ao 1 2 3 4 6 + 7

A chave do Totoloto do dia 10 de Maio de 2023 resultou numa sequência quase seguida de números: 1 2 3 4 6 + 7.

Demonstrando que a imprevisibilidade dos números aleatórios é mesmo imprevisível, e que todas as sequências têm idêntica probabilidade de sair, deu-se o incomum caso dos resultados constituírem uma sequência quase perfeita - 1, 2, 3, 4, 6 - a que só faltou o número 5. E, como se tal não fosse suficientemente insólito, até o número suplementar seguiu a tendência, com o número 7.


Apesar da originalidade, houve quatro vencedores, que irão receber 3 milhões de euros cada um.


Curiosamente, não é a primeira vez que se assistem a sequências aparentemente improváveis. Em Dezembro de 2020, na África do Sul, a chave vencedora foi a 5 6 7 8 9 10, na altura originando acusações de fraude.

Veremos se por cá teremos acusações idênticas; se bem que, tendo até já saído o número 0 sem quem tivesse havido qualquer consequência, dificilmente se pode esperar qualquer desfecho que não seja "está tudo bem, para a semana há mais!"

9 comentários:

  1. Respostas
    1. é uma chave como qualquer outra... Para nós é estranho porque vemos um padrão (criado por nós). Para a máquina são simplesmente (sem número) bolas a sair.
      Poderíamos ver outros padrões: só impares, só pares, a cada saída de bola somava x numeros, bolas de 5 em 5, de 10 em 10, 3 em 3, etc... são tudo padrões da nossa cabeça.
      Para a máquina são só bolas...

      Eliminar
  2. "Apesar da originalidade, houve quatro vencedores, que irão receber 3 milhões de euros cada um." Pelo contrário. Foi o que fui logo ver porque seria óbvio que haveria vários vencedores. É uma das razões porque saem menos vencedores do que ditam as probabilidades. Isto até um dia sair uma sequência "lógica" porque, além de não conseguirmos ser verdadeiros aleatórios, a grande maioria joga em número não aleatórios. Desde sequência a números com sentido sentimental. E se tivesse saído o 1,2,3,4,5,6 tenho a certeza que eram mais de 4.

    ResponderEliminar
  3. pessoal que joga no totoloto com a password lá de casa

    ResponderEliminar
  4. A exemplo das competições olímpicas onde os atletas têm de ser pesados antes de entrar no local das provas, assim as bolas também deveriam ser pesadas antes de entrar na tômbola.

    Bolas mais pesadas terão um pouco mais de hipóteses de sair primeiro, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. supostamente fica a cargo do júri ter atenção a esses (e outros) pormenores...

      Eliminar
    2. Antigamente todo e qualquer concurso/passatempo tinha a participação activa de um membro do Governo Civil (actualmente substituído pela SGMAI) ; por outro lado, barraca foi sair, como número suplementar, a bola "zero", numa mítica extracção do totoloto

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar