2023/05/25

Windows 11 com "force quit" para encerrar apps

Encerrar apps encravadas no Windows 11 vai ser mais simples, sem necessidade de recorrer ao gestor de tarefas.

Quando tudo corre bem, sabemos que basta carregar no botão de encerrar a janela para fechar uma aplicação no Windows. Infelizmente, nem sempre as coisas correm assim tão bem, e podemos enfrentar uma app que não reage aos cliques ou toques do utilizador, nem mesmo para a encerrar.

Agora, a MS vai colocar a opção de forçar o encerramento dessas apps num local mais visível e acessível, bastando clicar com o botão direito sobre o icon da app na barra de tarefas, e onde além do "fechar janela" normal passaremos a ter também "forçar encerramento / force quit".

Isto era algo que, até agora, obrigava a recorrer ao gestor de tarefas, procurar pela app encravada, e forçar o seu encerramento. Ao colocá-lo numa opção directa no menu de contexto, torna a opção bastante mais acessível a utilizadores de todos os níveis, principalmente aos que poderiam desconhecer o método tradicional.
A par desta opção, a MS também está a testar uma curiosa opção "never combine" para a barra de tarefas, que faz com que cada app seja apresentada, com icon e título, de forma individual na taskbar, sem nunca agrupar múltiplas janelas em icons sobrepostos.

Aparentemente, é uma funcionalidade que foi bastante pedida pelos utilizadores - mas que será difícil de compreender por aqueles que costumam manter dezenas de apps / janelas abertas em simultâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)