A Samsung está a tentar resolver um problema que pode causar uma área desfocada em forma de banana nas fotos tiradas com o Galaxy S23 e S23+.
Apesar da extrema importância que os fabricantes dão à parte das câmaras e fotografia nos smartphones, por vezes à problemas que não são detectados e que chegam aos consumidores. É esse o caso de alguns Galaxy S23 e S23+, que sofrem de uma aberração óptica da objectiva que a Samsung está agora a tentar corrigir por software.
Alguns utilizadores dos S23 e S23+ descobriram que, ao tirar fotos de texto, havia uma área semi-circular que ficava desfocada, e que tem sido designada por "banana blur" devido à sua forma.
É precisamente o seu formato que denuncia que se deve tratar de uma problema causado por ligeiras variações na montagem das objectivas, mas que a Samsung descarta ser um problema de hardware, em vez disso assegurando que está a trabalhar numa correcção através de uma actualização de software. No entanto, a desculpa da Samsung não me parece convincente, dizendo que se trata de um efeito da menor profundidade de campo da objectiva com maior abertura, quando o efeito se nota em fotos de elementos exactamente à mesma distância (como o ecrã de um monitor).
Corrigir uma área desfocada seria relativamente simples com um pouco de processamento no smartphone, mas a grande dúvida é como irá a Samsung aplicar esta correcção se - como tudo parece indicar - essa área varia ligeiramente de smartphone para smartphone.
Bem, pelo menos é algo que não se torna tão perceptível em fotos "normais", apenas quando se tira foto a texto ou elementos que tenham padrões de alto contraste, o que ajudará a fazer com que o problema passe despercebido nos smartphones afectados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Carlos, há aqui um problema que foi detetado:
ResponderEliminar"vezes à problemas que não são detectados"