A empresa norueguesa Hurtigruten revelou a sua intenção de construir o Sea Zero, um navio de cruzeiro 100% eléctrico que usa energia solar e eólica.
O Sea Zero quer marcar a entrada numa era de cruzeiros não poluentes, recorrendo a packs de baterias de 60 MWh que será recarregadas no mar usando um engenhoso sistema de velas solares extensíveis. Estas velas não só aproveitarão a energia do vento como proporcionam uma área de 1500 m2 de painéis solares.
O navio conta até com indicador do nível de carga na sua parte lateral - que poderá tornar-se num elemento de ansiedade para os passageiros mais preocupados com as questões da autonomia.
No entanto, o navio ainda está na fase de planeamento e só deverá tornar-se realidade em 2030. Até lá serão testadas e validadas algumas das tecnologias, como a de motores de manobra retrácteis para reduzir a resistência durante a viagem, e um inovador sistema de "lubrificação subaquática" com bolhas de ar, que promete aumentar consideravelmente a sua eficiência a atravessar as águas.
2023/06/11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)