Milhões de emails destinados ao domínio .MIL dos EUA têm sido enviados por engano para o domínio .ML do Mali.
Não é difícil enviarem-se emails para destinos incorrectos devidos a erros na escrita do endereço de email. Neste caso, temos isso levado ao extremo, com o domínio .mil a facilmente poder transformar-se num .ml no fim do endereço; e isso é algo que está demonstrado que acontece com mais frequência do que se poderá imaginar.
Um empresário holandês que trata da gestão do domínio do Mali diz que detectou este envio de emails errados há mais de uma década, quando começou a notar a recepção de emails para domínios inexistentes como army.ml e navy.ml. Apesar de na altura ter começado a recolher estes emails com o objectivo de os reenviar para os endereços correctos, depressa mudou de ideias devido ao volume de emails que estava a receber. Mesmo agora, desde Janeiro, diz ter recebido mais de 117 mil emails errados, alguns dos quais contendo informação sensível referente aos serviços militares dos EUA, incluindo coisas como documentos de identificação de militares, relatórios médicos, fotos de bases militares, listas de pessoal em navios, registos financeiros, e mais..
Apesar de ter contactado os EUA por múltiplas vezes ao longo dos anos, nunca obteve qualquer resposta; e o maior problema é que o seu contrato com o governo do Mali está a terminar, fazendo com que estes emails passem para as mãos do governo do Mali ou quaisquer outras entidades que assumam o controlo do domínio.
O Departamento de Defesa dos EUA diz estar a par do assunto e que já bloqueia todos os emails do domínio .mil enviados para o .ml, apresentando uma mensagem para que o utilizador verifique o endereço de email; mas que nada pode fazer quando ao envio de emails de outras entidades ou países, que os enviem para o domínio .ml por engano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parece uma notícia da Onion News, mas a realidade ultrapassa sempre a ficção.
ResponderEliminar