Tesla muda cor base para cinzento nos EUA; ChatGPT com Bing podia ultrapassar paywalls e revelar artigos pagos; Tesla quer condutores para recolherem dados este Verão; Android Auto prepara opções para automóveis eléctricos; e Microsoft Edge agora tem 5GB de dados na VPN da Cloudflare.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.
Sete empresas declaram-se como "gatekeepers" à UE
Para efeitos do Digital Makets Act (DMA) europeu, sete gigantes tecnológicos declararam ultrapassar os requisitos para serem classificados como gatekeepers, que lhes aplica um conjunto de exigências. As empresas neste grupo são: Alphabet (Google), Amazon, Apple, ByteDance (TikTok), Meta (Facebook, Instagram, Whatsapp), Microsoft, e Samsung.Esta classificação é reservada a empresas com valorização superior a 75 mil milhões de euros, mais de 45 milhões de utilizadores mensais, ou mais de 10 mil utilizadores empresariais activos.
Estas empresas deverão seguir regras que incluem: não "prender" utilizadores no ecosistema; não pré-definir que apps são instaladas de origem nos seus dispositivos; não limitar que app store se pode usar; não dar prioridade aos seus produtos e serviços sobre serviços concorrentes; permitir a interoperação de serviços de mensagens. Isto faz antever grandes alterações para a Apple, que passará a ter que permitir app stores alternativas ou formas de instalação directa de apps; e também permitir que o seu iMessage possa funcionar com serviços concorrentes.
MS espera PS5 Slim e PlayStation portátil este ano
O caso da FTC vs MS referente à compra da Activision, que na prática equivale a um Xbox vs PlayStation, continua a revelar alguns dados interesssantes.A MS diz que além da Sony vender uma PS5 mais económica (a versão digital sem drive óptico), também estará a preparar o lançamento de uma versão PS5 Slim mais económica ainda para este ano; a que se juntam os rumores de que também estará prestes a lançar uma PlayStation portátil para acesso remoto a jogos de uma PS5 ou a jogos via streaming.
Recentemente também assistimos a uma enorme erro, em que documentos da Sony, que deviam ter sido censurados, revelaram o custo de desenvolvimento de jogos PlayStation, as margens que a Sony pratica, e os lucros dos jogos Call of Duty.
Apple prepara AirPods Pro com USB-C e termómetro
A Apple tem sido uma das empresas que mais se tem interessado pelo aspecto de tracking de saúde dos seus dispositivos (com o Apple Watch a ter lugar de destaque nessa função), mas em breve também irá expandir essa função aos seus AirPods.Para começar, a Apple quer vender os seus AirPods com dispositivos de audição (de momento já suportam audiogramas, que permitem ajustar o som às capacidades auditivas de cada utilizador) - uma vez que a FDA norte-americana aprovou a venda desses dispositivos sem necessidade de receita médica. Mas além disso, os AirPods Pro poderão também contar com termómetro integrado que será capaz de monitorizar a temperatura com precisão no interior do canal auditivo, com capacidade para potencialmente detectar situações de doença logo desde os primeiros momentos.
Infelizmente, se a transição para a ficha USB-C será algo que será feito rapidamente, estas funcionalidades de monitorização de temperatura ainda não têm data concreta para chegarem ao mercado.
Curtas do dia
- Conta falsa verificada no Twitter demonstra eficácia do "rage baiting"
- Serviço Spill alternativa ao Twitter ganhou 100 mil utilizadores em poucos dias
- Solidão pós-Covid faz pessoas recorrerem às plataformas online para encontrarem amigos
- Twitter diz que teve que manter limitação de tweets em segredo e que não afectou utilizadores
Resumo da madrugada
- Ganha um hub USB-C 6-em-1
- SSD externo 1TB Crucial X6 a €67
- Threads do Instagram chega a 6 de Julho
- Tesla muda cor base para cinzento nos EUA
- ChatGPT com Bing podia ultrapassar paywalls
- Nothing Phone (2) triplica zonas luminosas Glyph
- Apple forçada a reduzir produção dos óculos Vision Pro
- Tesla quer condutores para recolherem dados este Verão
- Android Auto prepara opções para automóveis eléctricos
- Microsoft Edge agora tem 5GB de dados na VPN da Cloudflare
Curiosidade do dia: O primeiro rootkit foi escrito em 1990 por Lane Davis e Steven Dake para o SunOS UNIX da Sun Microsystems. Em 1999 chegou primeiro rootkit malicioso para Windows NT, chamado NTRootkit, escrito por Greg Hoglund.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)