2023/07/01

Tesla prepara App Store para os carros?

A Tesla está a preparar uma secção de apps não-oficiais, que pode ser interpretada como um passo intermédio para o lançamento da sua própria app store.

Tendo em conta a base de veículos (e fãs), a Tesla está extremamente bem posicionada para lançar a sua própria plataforma de apps para automóveis, ao estilo da Play Store da Google e App Store da Apple. Embora isso não sirva de resposta a todos os que apenas esperam pelo dia em que a Tesla aceite adicionar CarPlay e Android Auto aos seus carros, é uma medida que faz todo o sentido para a Tesla e que lhe permitiria escapar à dependência nesse duopólio de plataformas mobile que têm dominado o mercado.

Por agora, a Tesla adicionou uma secção que é referente a apps de terceiros com acesso a dados da conta Tesla.
É algo que faz mais sentido do ponto de vista de segurança, como forma de permitir a rápida remoção de apps que já se deixou de usar e que não faz sentido manter com acesso a esses dados; mas não seria descabido ver como isso facilmente poderia ser expandido para apps de terceiros a correr no sistema do carro, tal como as demais apps fornecidas pela Tesla.

Claro que, a par de todas as vantagens, isso também obrigaria a Tesla a manter recursos dedicados a todas as questões associadas, já que seria inevitável que algumas apps tentassem abusar do sistema e encontrar vulnerabilidades - tal como acontece em iOS e Android. No entanto, é o tipo de coisa em que os benefícios poderão compensar os pontos negativos, e que daria à Tesla mais um ponto diferenciador a seu favor face às demais marcas de carros eléctricos, que vão ficando dependentes do Android Auto e CarPlay para darem um toque de modernidade aos seus veículos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)