2023/07/16

Wave-tracing leva o ray-tracing a níveis mais realistas

Começa a ser possível ter imagens realistas em tempo real, capazes de replicar os efeitos de difracção como na realidade.

No ray-tracing cada raio de luz é tratado como um raio, e isso já obriga a fazer computação intensiva de milhões de raios e do percurso que teriam que seguir numa cena com todo o tipo de objectos e todo o tipo de superfícies. Mas a luz não é raio, é uma onda, e é por isso que existem efeitos que continuam a não ser possíveis de replicar usando o ray-tracing tradicional. O wave-tracing faz a simulação da luz enquanto onda, e pode replicar esses efeitos, mas essa era uma tarefa ainda mais intensiva e morosa, não sendo adequada para utilização em tempo real... até agora.

A Nvidia conseguiu acelerar este processo 10 mil vezes, fazendo com que imagens em wave-tracing possam agora ser possíveis em tempo real. Com este sistema, é possível replicar os efeitos luminosos que vemos ao olhar para a superfície de um CD, ou cores iridescentes de alguns insectos, répteis e rochas.

Não menos importante é que estes avanços têm estado a ser feitos a um ritmo alucinante nestes últimos anos, o que faz antever que as coisas não se fiquem por aqui e venham a melhorar ainda mais nos próximos anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)