No Android 14 a Google vai impedir que as apps tenham permissão para apresentar publicidade ou notificações em ecrã completo.
Se têm que lidar com apps que abusam da permissão full-screen para apresentar notificações que, em muitos casos, são praticamente publicidade, poderão ter interesse em passar para o Android 14 quanto antes.
Na próxima versão do sistema da Google, os utilizadores poderão remover a permissão de uso de ecrã completo, impedindo a apresentação deste tipo de notificações abusivas. E embora essa permissão possa ter que ser removida manualmente nas apps já instaladas, nas novas instalações a permissão será removida automaticamente.
Há apenas duas categorias de apps que poderão manter esta permissão: apps que façam gestão de chamadas, e apps que possam funcionar como alarme.In Android 14, you can manually revoke the USE_FULL_SCREEN_INTENT permission from apps so they can't send you full-screen notifications.
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) August 9, 2023
Later this year, Google Play will auto revoke this permission from newly installed apps that don't provide calling or alarm functionality! pic.twitter.com/plCSZDz94f
Se é sempre benéfico dar aos utilizadores maior controlo sobre o que as apps podem ou não fazer nos seus smartphones, não deixa de ser um pouco assustador ver a sempre crescente quantidade de permissões que vão sendo disponibilizadas, e que quase se pode dizer que parece revelar que existe um cenário de guerra entre os utilizadores e as apps que utilizam.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)