2023/08/02

Cult of the Dead Cow vai disponibilizar framework para comunicações e redes sociais seguras

O histórico grupo de hackers Cult of the Dead Cow vai disponibilizar uma framework que garante total privacidade aos utilizadores, em apps de mensagens e redes sociais que a utilizem.

Após anos sem grande alarido, o Cult of the Dead Cow está de regresso à ribalta, dizendo que está no momento de voltar a dar poder aos utilizadores. Para isso, o grupo que popularizou o termo "hacktivismo" promete muitas novidades para a próxima edição da Def Con em Las Vegas - já na próxima semana.

O grupo diz ter criado uma framework que combina encriptação end-to-end (E2E) com roteamento de dados por múltiplos computadores de forma anónima, ao estilo da rede Tor, num pacote fácil de integrar por qualquer developer que queira criar uma app de mensagens ou uma rede social que coloque os utilizadores em primeiro lugar. Embora os detalhes só sejam conhecidos na próxima semana, pode esperar-se algo que seja parecido com as comunicações descentralizadas do BitTorrent, em que os próprios utilizadores da rede irão servir para suportar o seu funcionamento.

Numa altura em que tanto se fala dos utilizadores que fogem do Twitter / X para o Mastodon com protocolo aberto, e que até o Threads da Meta suportará esse mesmo protocolo - e também países que praticamente querem ilegalizar a encriptação E2E - veremos se há receptividade suficiente para fazer com que esta nova framework ganhe massa crítica ao ponto de se tornar popular - e não apenas uma curiosidade usada por um grupo extremamente reduzido de pessoas que levam a sua privacidade a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)