A NASA apanhou um susto, perdendo as comunicações com a sonda Voyager 2 após o envio de uma instrução errada.
A Voyager 2 foi lançada em 1977 e está actualmente a quase 20 mil milhões de quilómetros da Terra, já fora do sistema solar. Apesar da idade e distância, continua a comunicar com a Terra, mas não estando imune a erros humanos.
Para conseguir comunicar com a Terra a sonda necessita manter a sua antena precisamente apontada para a Terra, mas uma instrução mal calculada fez com que a sonda desviasse a sua antena 2 graus da orientação correcta, levando à perda das comunicações. Felizmente, esta eventualidade foi previstas pelos cientistas, e a sonda tem um processo de backup que faz um novo processo de reorientação no caso de se passar demasiado tempo sem conseguir comunicar - e que está previsto que aconteça a 15 de Outubro.
Mas os cientistas estão com esperança de conseguir recuperar as comunicações antes disso, pois já receberam os sinais de controlo da sonda que indicam que está a funcionar bem, e estão a enviar continuamente as instruções correctas para reorientação da antena, com a expectativa de que a sonda as consiga captar.
À distância a que se encontra, cada comunicação demora cerca de 18 horas a chegar da Terra à sonda e vice-versa.
Actualização: a NASA conseguiu recuperar as comunicações com a Voyager 2.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)