Os condutores portugueses vão passar a ter dezenas de novos radares, de velocidade instantânea e velocidade média, a controlar as suas viagens a partir de 1 de Setembro.
Os radares de controlo de velocidade já fazem parte do quotidiano dos condutores portugueses há muito tempo. A partir de 1 de Setembro terão que se habituar a ter 37 novos pontos de controlo, sendo que 12 deles farão o controlo da velocidade média - o que inviabiliza a frequente táctica de abrandar apenas para passar no radar, para logo de seguida acelerar para velocidades superiores.
Estes novos pontos de controlo ficam localizadas na autoestradas A1, A25, A3 e A42; estradas nacionais EN10, EN109 e EN211; itinerários complementares IC19 e IC2; e também em estradas nacionais, sendo que neste caso o controlo será apenas de velocidade instantânea.
Embora muito deles fiquem a funcionar já no início de Setembro, há outros que ainda estão em processo de instalação e só entrarão em operação em data posterior que ainda não foi revelada. De qualquer forma, fica desde já o pré-aviso de que será melhor manter uma velocidade dentro dos limites legais para evitarem despesas indesejadas.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária lançou também o site Radares à Vista, que detalha a localização dos radares e promove a sua eficácia como sistema de sensibilização e não apenas como "caça à multa".
P.S. Para informação geral, quero relembrar que o Waze é um excelente auxiliar para alertar para os radares (e não só), e também suporta as zonas de controlo de velocidade média.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
imaginemos que entro a meio de um trajeto que é controlado por estes novos radares de velocidade média.
ResponderEliminarSe passar pelo rada em excesso de velocidade ele funciona como um radar normal ou será ignorado?
Isso não pode acontecer, a não ser que quem escolheu a localização tenha feito porcaria porque o posicionamento de um radar de média nunca pode ter possibilidade de saída ou entrada pelo meio porque obviamente que isso ia fazer com que o mesmo fosse completamente inútil..
EliminarO radar de velocidade media da N211 tem 2 saidas entre o 1º e 2º radar de controlo de velocidade media
EliminarNão é possível entrar a meio de uma zona de radar médio.
ResponderEliminarForam instalados os radares de "entrada" e "saída" em lanços de auto estrada entre saídas.
Pelo que percebi é possível passar em excesso de velocidade por um radar de velocidade média desde que não se passe pelo segundo radar.
ResponderEliminarEstes apenas anotam a matricula e a hora, não a velocidade