2023/09/09

Fábricas da Toyota pararam por falta de espaço em disco

O motivo que levou à paragem da produção nas fábricas da Toyota no Japão foi bastante mais básico que um ataque informático.

No final de Agosto a Toyota viu-se forçada a suspender a produção em 12 das 14 fábricas no Japão. Depressa se suspeitou que isso pudesse estar relacionado com um ataque de ransomware, mas agora a marca nipónica que o problema foi bastante mais simples, mas nem por isso menos embaraçoso: a falta de espaço num servidor.

A Toyota estava a proceder a um processo de manutenção dos seus sistemas, e durante o processo de migração de uma base de dados o servidor ficou sem espaço, causando um erro e encerramento do servidor. Com isso a empresa ficou sem acesso ao sistema que faz a gestão da produção, levando à suspensão total do processo. E como se isso não fosse suficiente, a Toyota revelou também que, apesar de ter backups, como estavam no mesmo sistema, também foram afectados pela mesma falha.

Esta paragem inesperada terá custado à marca a produção de 13 mil viaturas por dia, resultando em prejuízos directos e indirectos de vários milhões de euros.

Também no caso dos computadores domésticos, a falta de espaço em disco é algo que, quando acontece, pode gerar diversos tipos de problemas que, à primeira vista, podem não revelar que se devem à falta de espaço. A diferença é que, neste caso, os prejuízos raramente ascendem a mais do que fazer uma limpeza e remover algumas coisas para recuperar uns gigabytes (muitas vezes, basta apagar um qualquer jogo antigo que já nem se joga, e que pode representar 40 ou 50 GB de espaço recuperado).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)