2023/09/28

Notícias do dia

Raspberry 5 chega com o dobro do desempenho; OnePlus encerra Clipt; Valve lança Counter-Strike 2; Tesla mostra robot Optimus a manipular objectos e fazer ioga; Google lança ChromeOS 117 com Material You; e sites maliciosos podem espiar pixeis de outros sites via GPU.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Robot de entregas forneceu vídeo à polícia

Não são só as gravações dos carros autónomos a levantar questões de privacidades. Nos EUA a polícia conseguiu ter acesso às gravações de vídeo de um robot de entrega de comida utilizado pela Uber Eats, para auxiliar num caso criminal.

Antecipando-se que estes robots possam circular pelas cidades às centenas (ou milhares), além dos já referidos carros, começa a ser tecnicamente bastante provável que existam gravações de todos os locais em todos os momentos, o que potencia a criação de um serviço ao estilo do Street Maps, mas dando acesso a imagens de qualquer local em qualquer dia e a qualquer hora. E a isto juntam-se cada vez mais pedidos das autoridades para obter a localização e pesquisas da Google de suspeitos e pessoas de interesse.


Google adiciona opção anti-AI ao robots.txt

Depois das opções de controlo da indexação e pesquisa dos sites, a Google adiciona novas opções que permitem aos sites indicar através do robots.txt se permitem que as suas páginas possam ser utilizadas para treinar modelos AI ou não.

A OpenAI já tinha avançado com medida idêntica, para tentar minimizar a polémica do ChatGPT e seus demais modelos tirarem partido dos dados publicamente acessíveis na web - fazendo com que inúmeros sites noticiosos se apressassem a bloquear esse tipo de uso nos seus sites. Com a Google a situação era mais complicada, pois nenhum site deseja ser penalizado no seu motor de pesquisa, e não era certo como poderia diferenciar entre o acesso permitido para as pesquisas mas sem que o fosse para efeitos de treino de AI - algo que agora a Google resolve com este novo conjunto de opções de permissão.


iPhone 16 deverá ter Action Button de nova geração

Nos iPhone 15 Pro a Apple trocou o botão deslizante de mute, que se mantinha desde o iPhone original, por um botão multi-funções programável. No entanto, é um botão que deverá sofrer nova evolução já no próximo ano.

Para a geração iPhone 16 a Apple deverá trocar o actual Action Button físico por um Capture Button sensível ao toque. Um botão que alguns rumores tinham indicado que já seria aplicado nos iPhone deste ano mas que depois terá sido alvo de atraso devido a alguns problemas que foram detectados, obrigando a Apple a recorrer a um botão físico tradicional. A ideia da Apple será, num modelo futuro, trocar todos os botões físicos, incluindo os botões de volume e power, por estes botões sem partes móveis (por altura do iPhone 5, a Apple teve que fazer a recolha e reparação de muitos iPhones que saíram com um botão de power defeituoso) - mas, precisamente por isso, terá que estar 100% segura que os novos botões touch funcionam na perfeição e não acabam por vir a dar mais problemas do que aqueles que resolvem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os primeiros computadores comercializados com formato tablet foram os Z88 da Cambridge Research e o Write-Top da Linus Technologies, ambos lançados em 1987. Este último pesava 4 kg, o que serve como exemplo perfeito para a evolução que se teve desde então.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)