2023/09/30

OneWheel recolhe milhares de uniciclos eléctricos

A OneWheel acedeu finalmente a recolher os seus uniciclos eléctricos, depois de inicialmente se ter recusado a isso, e na sequência de diversos acidentes que causaram vítimas mortais.

A OneWheel é uma das marcas mais populares no segmento dos uniciclos eléctricos, funcionando de forma idêntica aos hoverboards mas usando apenas uma única roda central de grandes dimensões. O controlo é feito através da inclinação do utilizador, com a inclinação para a frente a fazer acelerar e a inclinação para trás a desacelerar.

O sistema acaba por ser mais natural do que pode pensar, e a maioria das pessoas consegue circular com relativa facilidade após alguns minutos de treino e adaptação. No entanto, há situações que podiam gerar acidentes inesperados, e que o ano passado já tinham dado a um pré-aviso de potencial recolha devido a quatro acidentes mortais. Na altura a empresa disse que estava a ser injustamente perseguida (três dos acidentes foram utilizadores que nem sequer estavam a usar capacete) - mas agora parece ter reconsiderado a sua posição, aceitando fazer a recolha "voluntária" de todos os veículos vendidos entre 2014 e 2023.

O problema ocorria quando o veículo atingia a sua velocidade máxima, e onde qualquer inclinação adicional do utilizador não podia ser compensada, resultando numa aparatosa queda para a frente. Para tentar minimizar essa possibilidade a empresa desenvolveu o sistema Haptic Buzz, que dá um aviso táctil (através de vibração) e sonoro sempre que os utilizadores se aproximam da velocidade máxima.


Esta actualização irá começar a ser disponibilizada para as Onewheel GT, Onewheel Pint X, Onewheel Pint, e Onewheel+ XR a partir da próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)