Depois da ridícula apresentação inicial (com uma pessoa disfarçada de robot), a Tesla tem levado o desenvolvimento do seu robot Optimus bastante mais a sério, e com resultados que seguramente preocuparão os seus concorrentes.
Nesta última demonstração vemos o Optimus a fazer um trabalho de separação de objectos, que pode parecer simples mas implica toda uma complexa sequência composta pela parte da visão e identificação dos objectos, a movimentação dos braços e mãos de modo a conseguir apanhá-los, e até conseguir lidar com algumas tropelias feitas pelos humanos.
Optimus can now sort objects autonomously 🤖
— Tesla Optimus (@Tesla_Optimus) September 23, 2023
Its neural network is trained fully end-to-end: video in, controls out.
Come join to help develop Optimus (& improve its yoga routine 🧘)
→ https://t.co/dBhQqg1qya pic.twitter.com/1Lrh0dru2r
E para que não se pense que as melhorias são apenas nos braços e mãos, o vídeo também mostra o Optimus a fazer poses de ioga em equilíbrio num só pé. Uma vez mais, algo que aparentemente é simples, mas que é incrivelmente complexo para um robot.
"e com resultados que seguramente preocuparão os seus concorrentes." !!!!! Parece-me a mim bastante old tech ainda. Nada que não se faça já há muito tempo.
ResponderEliminarno inicio as folhas mexem-se rapidamente e a pessoa que move as peças tambem é bastante rapida :P, ate parece que é fast-forward :P
ResponderEliminar