2023/10/26

Leica M11-P vem com fotos autenticadas para fotojornalismo

A nova Leica M11-P vem com sistema Content Authenticity Initiative da Adobe para assegurar a autenticidade de cada fotografia.

Tecnicamente, a M11-P é idêntica à M11 Monochrom, mas com capacidade para captar fotos a cores. Com um preço de mais de 9 mil dólares, mantém o sensor de 60 MP, mas melhora a cobertura do ecrã LCD de Gorilla Glass para vidro safira, e vem com 256 GB de memória interna integrada. Mas, o seu grande destaque não vai para as suas especificações técnicas, mas sim para um sistema que pretende assegurar a autenticidade das fotos para tentar combater a desinformação e a proliferação de imagens falsas geradas por AI.

A Leica M11-P conta com um sistema de autenticação de veracidade das fotos, que visa assegurar que a foto é real, e que também é capaz de seguir todas as edições e alterações que lhe forem feitas. Em caso de dúvida, poderá dar-se um salto a uma página de verificação da Adobe, que comprovará todo o percurso que a imagem teve, desde a câmara em que foi captada a todas as edições que sofreu.
A ideia poderá ser boa (e até necessária), mas penso que se arrisca a tornar-se irrelevante numa era em que as pessoas facilmente são levadas pelos títulos clickbait e publicações propositadamente provocatórias, e onde muitas vezes nem lêem ou sequer pensam por alguns segundos antes de partilharem coisas.

Perante isso, não me parece que faça grande diferença se a foto tem autenticação ou não. E, em era de dúvidas sobre se uma imagem é real ou não, será também inevitável que surjam dúvidas sobre se o certificado de autenticidade será, ele próprio, autêntico.

2 comentários:

  1. Já existiu uma máquina fotográfica que assinava digitalmente as fotos com um certificado de segurança. Investigadores da área de segurança descobriram que era possível falsificar porque conseguiram extrair a chave privada.
    O que garante que não conseguem extrair a chave privada também desta máquina Leica M11-P ?

    ResponderEliminar