Além do Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm também tem um novo chip para portáteis ARM destinados ao Windows.
Há vários anos que a Qualcomm tem lançado chips ARM destinados aos portáteis Windows, esperando conseguir competir com os MacBooks equipados com os chips da Apple, e agora apresenta a mais recente geração Snapdragon X Elite.
O Snapdragon X Elite vem com todo um conjunto de promessas que será interessante ver se se confirmam na realidade: desempenho de CPU até 2x mais rápido que a concorrência; iguala o desempenho máximo da concorrência a consumir um terço da energia; processamento AI 4.5x mais rápido que a concorrência.
Tudo promessas suficientemente genéricas para que possam ser "cumpridas" de uma forma ou de outra. No entanto, felizmente, também temos alguns dados mais concretos. O chip é fabricado em processo de 4nm, com 12x cores Oryon a 3.8 GHz com boost até 4.3 GHz. Conta com um GPU Adreno integrado, com 4.6 TFLOPs e suporte DirectX 12, com suporte para até três monitores 4K externos a 60 Hz, e suporte de hardware para H.264, HEVC (H.265) e AV1 de vídeos 4K60 10-bit. Temos também um Hexagon NPU, capaz de processar 30 tokens por segundo para lidar com modelos AI avançados directamente no chip. Suporta memória RAM LPDDR5x com largura de banda de 136 GB/S, PCIe Gen4, UFS 4.0, WiFi 7 e Bluetooth 5.4, com modem Snapdragon X65 5G para velocidades até 10 Gbps.
A Qualcomm diz que iguala um CPU Intel 13th gen em desempenho multi-thread com menos 68% de consumo (havendo tanta variedade de chips 13th gen, deverá assumir-se ser o mais lento?), e também diz ser 2x mais rápido que o Apple M2, embora neste caso sem indicar a eficiência relativa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)