2023/10/28

Ransomware atinge recorde em Setembro de 2023

Os ataques de ransomware continuam em alta, com o mês de Setembro a ter registado o recorde do ano até à data.

Contrariamente à evolução que se assistiu no ano anterior, o ano de 2023 registou um aumento significativo no número de ataques de ransomware em Setembro. Depois de ter registado uma queda acentuada em Agosto para menos de 400 ataques, Setembro deu grande salto, superando os 500 ataques que tinham sido registados em Julho.

Os grupos mais activos foram: LockBit 3.0 (79 ataques), LostTrust (53), e BlackCat (47). O grande ausente foi o grupo Clop, o que faz suspeitar que o grupo esteja a trabalhar numa nova versão do seu ransomware para nova ofensiva nos próximos meses. Já o LostTrust, relativamente desconhecido, pensa-se que seja uma remodelação do já conhecido MetaEncryptor.
A América do Norte continua a ser a região mais afectada por ransomware, com 50% dos ataques reportados, seguida da Europa com 30%, e a Ásia ficando na terceira posição com 9%. O principal alvo foi o sector da indústria, com 169 ataques, seguido dos serviços ao consumidor (lojas, hotéis) com 94 ataques, tecnologia com 52 ataques, e sector da saúde com 38 ataques.

Desde o início do ano já foram registados cerca de 3500 ataques de ransomware, significando que se deverá chegar ao final do ano com 4000 ataques se se mantiver a tendência actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)