O Threads da Meta continua a apostar num caminho diametralmente inverso ao do X, preparando suporte para apps não oficiais e assumindo o objectivo de se tornar na principal plataforma de conversação pública.
Depois do Twitter, agora X, ter fechado as portas às apps não oficiais e restringido drasticamente o uso da sua API, eis que a Meta pretende fazer com que o seu Threads se torne naquilo que os utilizadores desejavam que o X se tivesse tornado, ou permanecido.
O Threads assenta num protocolo distribuído que facilitará a sua interoperação com diferentes serviços (como o Mastodon), mas adicionalmente, não esconde parecer querer fazer tudo aquilo que o X/Twitter deixou de fazer, como criar uma API que permita a criação de apps não oficiais de acesso ao serviço. Pode parecer um mero detalhe, mas é preciso não esquecer o enorme peso com as apps não oficiais contribuíram para o sucesso do Twitter - várias delas disponibilizando todo o tipo de funcionalidades que nem a app oficial do Twitter tinha. Um contributo que foi completamente ignorado e desvalorizado com o encerramento sumário que as obrigou a fechar praticamente de um dia para o outro, sem pré-aviso.
Será necessário esperar para ver se o mesmo poderá acontecer com o Threads, que tem vindo a melhorar a sua app (com coisas como a edição de mensagens já publicadas - sem necessidade de se pagar subscrição para isso), e que também já assumiu o seu objectivo de superar o Twitter e se tornar no principal ponto de conversas públicas na internet, num desafio claro ao X de Elon Musk.
Por agora, é preciso não esquecer que o Threads continua ausente da UE, e ainda não indicou qualquer data para ser disponibilizado por cá.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)