2023/10/15

Via Láctea é um disco "empenado" pela matéria escura

A nossa galáxia Via Láctea não é um disco completamente plano (à escala cósmica), mas sim um disco deformado pela acção da misteriosa matéria escura.

Da próxima vez que quiserem representar a nossa galáxia, terão que deformar o desenho um pouco. Em vez de um disco plano, a nossa galáxia exibe deformações que fazem com que as bordas estejam dobradas, e que toda a galáxia esteja também ligeiramente torcida.

Apesar das dificuldades de se estar a observar a nossa galáxia do nosso ponto de vista no interior da própria galáxia, o motivo para tal efeito bate certo com as simulações do efeito que seria provocado por um aro de matéria escura (dark matter) inclinado em relação ao plano da galáxia.

A matéria escura continua a ser um tópico "misterioso", uma vez que é completamente invisível e a sua existência e presença só pode ser inferida através do efeito que tem na gravidade dos elementos conhecidos. Ainda assim, acredita-se que possa constituir até 85% da matéria no universo, o que a torna ainda mais intrigante. Aliás, algumas galáxias giram a velocidades tão elevadas que, se fossem compostas apenas pela matéria visível, desintegrar-se-iam sob a sua própria força centrífuga, sendo a matéria negra a mantê-las coesas.

Nada mau para uma jovem civilização que apenas começou a olhar para o céu com telescópios há poucas centenas de anos...

2 comentários:

  1. Nada mau e impressionante visto que o financiamento das mentes brilhantes, não chega nem a uma ínfima parte do que se move no mundo do desporto e música...

    ResponderEliminar