A Waymo está a adicionar displays aos seus carros autónomos para que possam sinalizar as suas intenções aos condutores em redor e também aos peões.
A comunicação é parte indispensável para a circulação em segurança na estrada, sendo importante perceber as intenções dos demais condutores - como saber se irão ceder passagem, se estão parados por qualquer motivo, etc. Isso torna-se mais complicado num carro autónomo, que acaba por ser uma caixa misteriosa que não se sabe em que estará a pensar - até agora.
A Waymo quer fazer com que os seus carros autónomos também tenham essa capacidade de comunicação "humana", e para isso está a recorrer a displays no topo do veículo que podem sinalizar aquilo que o carro está a fazer, ou que tenciona fazer.
Por exemplo, o carro pode sinalizar que está à espera que pessoas atravessem a estrada, ou a apanhar / deixar passageiros, etc.
Ter uma indicação de que um carro autónomo efectivamente nos viu e está à espera que um peão atravesse a estrada será sempre muito mais "simpático" do que arriscar fazê-lo sem saber se por qualquer motivo o carro não nos está a ver e vai continuar sem parar.
Eventualmente, pode ser que um sistema deste tipo evolua ao ponto de se tornar num standard para automóveis autónomos, ampliando a gama das regras de trânsito standard que até agora foram concebidas apenas para humanos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)