A adopção das passkeys arrisca-se a ocorrer de forma mais rápida do que se poderia supor - e ainda bem. Agora é o WhatsApp a fazê-lo, disponibilizando esta nova forma de login sem passwords para todos os utilizadores.
As passkeys utilizam a autenticação que a maioria dos utilizadores já utilizam nos seus smartphones (código PIN, reconhecimento facial, impressões digitais) para validar o login nos serviços que suportam este sistema, tendo como grande vantagem a total dispensa de uma password tradicional, e também dispensando a necessidade dos habitualmente necessários mas nem sempre amigáveis códigos de autenticação 2-step.
São cada vez mais os grandes serviços que adoptam as passkeys - a Google e Apple já o fizeram, assim como muitos outros - e este é o tipo de sistema que, depois dos utilizadores o experimentarem uma vez, vão querer utilizá-lo para tudo o resto. Esperemos que com esta rápida adopção, se possa dizer adeus às passwords num prazo mais curto do que se podia imaginar. Esperemos que, também os serviços bancários estejam atentos a esta questão, e aproveitem a oportunidade para dizer adeus às validações via SMS que ainda insistem em usar apesar de todos os alertas dos especialistas de segurança.Android users can easily and securely log back in with passkeys 🔑 only your face, finger print, or pin unlocks your WhatsApp account pic.twitter.com/In3OaWKqhy
— WhatsApp (@WhatsApp) October 16, 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)